sábado, 30 de maio de 2015

Qual câmera ideal para fotografia de rua?



Outro dia lancei um desafio no  Grupo Foto Comentário sobre afinal qual a máquina que eu havia usado para fazer a foto acima. A dica era que eu estava de mochila e portanto poderia estar carregando qualquer um dos meus dispositivos fotográficos, desde a mais simples compacta até a DSRL com conjunto de lentes, sabendo que também uso uma CSC ,por exemplo. A proposta era estimular a discussão sobre o que seria melhor para fotografia de rua. A resposta e algumas considerações pessoais estão abaixo do texto após o link para seguir o artigo. O artigo é uma tradução do texto de Damien Demolder publicado em Words on Pictures.

Seguir lendo


WHAT’S THE BEST CAMERA FOR STREET PHOTOGRAPHY?
Por Damien Demolder





Quando consideramos qual o melhor tipo de equipamento para fotografia de rua devemos pensar menos sobre a qualidade da imagem final e mais sobre a praticidade da câmera, enfim que seja pequena, discreta e rápida para operar. A melhor câmera para este tipo de trabalho será aquela que não o destaca, não chame muito a atenção e que possibilite acesso rápido às configurações no momento da fotografia.

As DSRL são boas para fotografia de rua?

A maioria dos fotógrafos entre os entusiastas e profissionais possuem e usam uma DSRL.
Entre as diferenças a DSLR há a vantagem do visor óptico que permite ver através da lente, e a grande gama de lentes que podem ser montadas e trocadas.

Benefício de uma DSRL para fotografia de rua.

A DSLR é mais veloz e tem uma maior variedade de acessórios e lentes.

Os sistemas de foco nas DSLR são mais imediatos e precisos e também permitem acompanhar o movimento dos motivos assim como captar assuntos com pouca luz mais rapidamente. Outros tipos de câmera estão evoluindo neste sentido mas, pelo menos por enquanto, ainda ficam atrás nesta tecnologia. O sensores de detecção de contraste usado em câmeras de sistema compacto são precisos, e podem até serem bem rápidos dependendo do assunto, mas eles não conseguem competir quando o objeto estiver em movimento ou em níveis de luz mais baixos.

As razões para não optar por uma DSLR em fotografia de rua.

A principal razão para não usar uma DSLR para fotografia de rua é que essas câmeras são mais visíveis. Quando você acenar uma DSLR para um estranho este vai estar mais inclinados a vê-lo como um profissional. Pode não ser um  problema, mas o usuário de DSLR sempre chamará mais a atenção por causa da maneira como a câmera se parece e pode afastar a espontaneidade do objeto. Existem exceções como a  EOS 100D da Canon com corpo menor e usando uma uma pequena lente permite o usuário a misturar-se a cena de forma relativamente eficaz.

Voltando ao visores. Embora um visor óptico torne mais fácil compor uma imagem, principalmente se a condições de luz ambiente forem desfavoráveis, eles não oferecem toda a informação necessária já que o visor não permite visualização da exposição, o efeito do balanço de brancos, ou outras opções do menu ocultas.

Resumo

Enquanto há pontos positivos e negativos referentes ao uso de uma DSLR para fotografia de rua, eles são bastante desprezados pelo fato de que a maioria dos fotógrafos já possui uma e apenas os particularmente interessados neste tipo de fotografia irá comprar um sistema de câmera separada especificamente para o trabalho de rua. Se você é um usuário DSLR pode fazer imagens fantásticas de rua porém  não esqueça, vai chamar a atenção um pouco mais do que aqueles com câmeras menores.

As câmeras de sistema compacto são boas para fotografia de rua?

A câmera sistema compacto (CSC) é um tipo relativamente novo de câmera que geralmente é muito menor do que uma DSLR, mas que ainda oferece lentes intercambiáveis e acessórios (por isso "sistema"). Elas vêm em duas configurações - com visor embutido ou sem visor embutido. Algumas que não dispõem um visor embutido na câmera oferecem um acessório que faz o mesmo trabalho. Quase todos os visores nesta categoria são eletrônicos e não ópticos e a imagem é exibida em uma pequena tela LCD.  Modelos sem um visor tendem a ser particularmente menores e cabem facilmente no bolso.

Quais os benefícios de um sistema de câmera compacta para fotografia de rua?

O benefício maior da câmera de sistema compacto sobre as DSLRs para fotografia de rua é seu tamanho. Como o corpo e lentes das câmeras são pequenos eles podem ser levados no bolso de um casaco ao invés de uma bolsa de câmera e isso faz com que o fotógrafo pareça menos profissional. Como o kit é leve mesmo completo pode ser carregado durante todo o dia, sem causar incômodo nas costas ou se tornar cansativo.  Por estas características também há uma melhor chance de que o fotógrafo vai realmente mantê-lo junto todos os dias sem sentir que ter uma câmera é um desconforto e assim não perder momentos inesperados.

Outra vantagem importante da câmera de sistema compacto é que elas raramente parecem com câmeras  profissionais e podem identificar o  fotógrafo apenas como um turista ou amador e não alguém que possa estar ganhando dinheiro com as imagens tomadas.

As razões para não optar por uma câmera sistema compacto para fotografia de rua.

Câmeras do sistema compacto não fornecem a estabilidade necessária quando se trabalha com lentes longas e pesadas, por isso, se você prefere disparar com um zoom amplo talvez um CSC não seja para você.  No momento CSCs ainda são menos capazes de rastrear objetos em movimento rápido com precisão, embora seus sistemas AF pode ser extremamente rápidos, com uma movimentos de ritmo lento e objetos estáticos.

Sem um visor pode ser difícil de trabalhar com a luz muito brilhante. Quando o sol está refletindo atrás de você, ou a partir dos objetos ao seu redor pode ser difícil de ver claramente o que está sendo exibido na tela traseira da câmera. Alguns modelos sofrem mais do que outras, e algumas pessoas são mais tolerantes a esse problema, portanto é uma questão de preferência pessoal.

Resumo

Câmeras de sistema compacto oferecem uma grande flexibilidade e a maior parte do controle que é esperado em uma DSLR. As câmeras e as  lentes são pequenas e leves, o que as torna confortáveis para transportar todos os dias e por longos períodos. O tamanho é uma opção mais discreta para o fotógrafo que prefere se misturar com o ambiente.

Embora os intervalos de lentes de CSCs serem um pouco mais limitado do que o estabelecido pelas DSLRs algumas  marcas oferecem maior quantidade de lentes para escolher e certamente tudo que é necessário para uma boa, criativa e emocionante fotografia de rua.

As câmeras Bridge são boas para fotografia de rua?

Câmeras Bridge ficam entre entre as câmeras compactas e DSLRs. Eles normalmente oferecem todos os controles de uma DSLR, mas com o sensor de uma câmera compacta avançada. Eles tendem a ter lentes zoom de ampla largura mas que obviamente não são intercambiáveis.

Os benefícios das câmeras bridge para a fotografia de rua.

A grande coisa sobre câmeras bridge é que elas são all-in-One com todas as distâncias focais que se precisa. flash embutido e sem acessórios para transportar. Elas tendem a ser leves e apesar de sua extensa faixa de zoom para aproximação são razoavelmente pequenas. São fáceis de usar e têm visores eletrônicos que funcionam bem em todas as condições. Você nunca vai precisar de uma bolsa para uma câmera bridge já que não existem lentes adicionais para trocar. Eles são geralmente pequenas o suficiente, e amadoras na aparência não chamando muita atenção para si como numa DSRL.

As razões para não optar por uma câmera Bridge em fotografia de rua.


As principais questões ao redor usando de uma câmera bridge para evita-las em fotografia de rua são as aberturas máximas geralmente limitados e a quantidade de distorção que as lentes produzem ao fotografar um ambiente arquitetônico.

Câmeras bridge não tendem a ter amplas aberturas máximas, embora hajam exceções, o que os torna mais difícil a utilização em condições de pouca luz sem que se utilize de uma classificação ISO alta. Interessante evitar as configurações de ISO altas ao usar uma câmera bridge pois como o sensor é menor há dificuldades para produzir imagens sem uma abundância de ruídos..

A fim de projetar uma lente que cobre uma enorme gama de distâncias focais alguns ajustes têm de ser feitos e estes  muitas vezes tornam-se evidentes no valor de distorções curvilíneas. Em alguns indivíduos esta curvatura da cena não será notado, mas em fotografia de rua os ambientes de fundo são construídos usando as linhas retas e bordas de edifícios onde elas ficam bem evidentes.

Resumo

Todas as câmaras bridge tem que equilibrar conveniência e a qualidade de imagem, e em todos os casos, um ou o outro é comprometida. Bridge câmeras com lentes mais rápidas tendem a ser um pouco maior do que aqueles que não as tem, mas elas oferecem baixos níveis de ruído quando utilizado com pouca luz bem como melhores possibilidades de  foco seletivo através de profundidade de campo. Aqueles com lentes longas sofrem de flexão na imagem, mas ao mesmo tempo permitem que o usuário fotografe ângulos largos extremos com aumento de zoom para telefoto sem precisar alterar as configurações da lente.

Câmeras Bridge são extremamente populares. O equilíbrio se desloca entre qualidade e conveniência com cada modelo, mas em geral eles são muito agradáveis de usar e produzem uma qualidade suficiente para manter a maioria das pessoas satisfeitas.

Resposta: A foto do inicio do  post foi feita por um Note 4 da Samsung, um smarthphone/phablet, no caso o que estava na mão, fora da mochila. Para mim o mais importante para fotografia de rua é a possibilidade de não perder o momento  e conseguir manter certa invisibilidade, claro que sempre que possível agregar a qualidade técnica e para isso tento manter pelo menos a CSC a postos, mas acho que não existe maquina ideal que possa interferir na questão da oportunidade, e quanto ao aproveitamento da imagem em questão só saber que no original ela mantém a  resolução de 20 por 30cm a 300 DPIs sem perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário